Bolo reto e lisinho: nosso bolo especial no tema Pets - A Vida Secreta dos Bichos
top of page

Bolo reto e lisinho: nosso bolo especial no tema Pets - A Vida Secreta dos Bichos



Olá AUmores da vida! 🐶


Hoje eu vim aqui tirar uma dúvida que muita gente tem sobre os nossos bolos. Sempre nos perguntam como conseguimos fazer um bolo lisinho e reto. E o ingrediente secreto para obter esse resultado é um só: #pratica!


Pode parecer que você não leva jeito pra isso no início e você pode até pensar em abandonar a confeitaria. Mas acredite, é assim pra todo mundo. Neste caso vale aquela máxima: a prática leva à perfeição. Então bora praticar que você chega lá ;)


E se você está se perguntando se você precisa gastar muito dinheiro com várias ferramentas profissionais de confeitaria pra começar, eu vou te dar 3 dias super simples que vão te ajudar a não gastar nada (ou quase nada rs) e ainda vou te dar algumas alternativas pra não ter mais desculpa! Isso mesmo, não vou te indicar espátulas profissionais, nem bailarinas e etc. Você vai poder começar hoje mesmo se quiser.


1) Coloque bastante recheio na colher ao aplicar a cobertura


Sim, você pode usar uma simples colher para aplicar a cobertura no bolo, mas dependendo da sua massa, esse pode ser um trabalho árduo. Os bolos para cães, por exemplo, tendem a se esfarelar com maior facilidade. Ao aplicar e tentar espalhar a cobertura, os farelos da massa tendem a se misturar com a cobertura, e não queremos isso! Queremos nosso bolo bem lisinho, retinho e branquinho (no meu caso).


Para que fique mais fácil de aplicar, você deve pegar bastante cobertura com as costas da colher. A cobertura que entrar em contato com a massa não deve ser espalhada, ao invés disso é só apertar a colher contra a massa que a cobertura espalhará para os lados sem misturar nada. Então você pode alisar a superfície com a colher para espalhar melhor, mas tomando cuidado para que a colher não entre em contato com a massa. Se isso acontecer, limpe a colher e aplique mais uma colher cheia de cobertura nesta área, até cobrir.


2) Faça duas camadas de cobertura


A primeira camada será bem mais difícil de aplicar e provavelmente não vai ficar perfeita. Mas isso não será problema!


Leve o bolo à geladeira por 15 minutinhos, retire e aplique uma segunda camada. Capricha no alisamento e você vai ver que vai ficar igual um bolo profissional, pronto para a finalização.


Alise o bolo o tempo que for necessário, até achar que está bom. De novo, quanto mais você praticar, mais rápido conseguirá chegar ao resultado esperado.


3) Use a espátula à 90 graus


Pode parecer óbvio, mas muita gente inclina a espátula sem perceber e fica horas alisando o bolo sem chegar no resultado desejado. Sem contar quando abre aquele buraco no bolo.


O problema é que a grande maioria não observa como está segurando a espátula. Tente deixá-la o mais reta possível, pois queremos bolo reto, né? Faça devagar e aos poucos no início e conforme você sentir firmeza nas mãos, vá aumentando o seu ritmo.


Para alisar o bolo você vai precisar girar a sua base. Assim você firma a espátula à 90 graus e tem menos chance de errar. Para girar a base você pode usar um prato de microondas ou pode girar à mão mesmo, como eu fiz no vídeo abaixo. Sugiro que use um pedestal para não acontecer nada com o bolo (colocando a mão onde não deve sem perceber).



No vídeo eu uso uma espátula de plástico. Se eu gastei 5 reais com ela foi muito. Gosto dela porque ela é bem fina na ponta e deixa tudo mais preciso. Mas ela é uma espátula de fazer massas e pães na verdade. A ideia aqui é que você pode espatular com qualquer coisa reta. Eu já usei a espátula de cortar bolo por exemplo, e até um pedaço de papel cartão dobrado, e funcionou.


A única coisa que você tem que prestar atenção é no acabamento. A minha espátula de cortar bolo, por exemplo, é arredondada na ponta, o que faz com que o pé do bolo não fique reto. Use uma faca com o lado contrário ao corte para finalizar. Não vale muito a pena usar ela em todo o processo pois ela tem muito pouco espaço para manter o excesso de cobertura que acumula ali, mas pro acabamento funciona super bem.


Não esqueça de limpar a espátula sempre que acumular cobertura demais, senão ela acaba voltando pro bolo e você vai perder todo o trabalho.


No vídeo eu estou fazendo um mini bolo, o que dificulta bastante esse processo pois a massa não se sustenta. Você precisa ser firme e delicado ao mesmo tempo.


Pode não parecer, mas fazer qualquer coisa em versão mini dá muito mais trabalho. Não vou nem comentar nada sobre essa decoração super detalhada rsrs. Foram muitas horas de trabalho e dedicação.


Esse bolo foi muito especial pra nós pois era aniversário da nossa embaixadora. Só de ver ela feliz e comendo com satisfação me dá a certeza que valeu a pena cada tijolinho e detalhe desse bolo.


A verdade é que eu tenho os melhores clientes do mundo :)


Gostaram das dicas e dos truques? Espero que sim.


Não deixe de nos seguir nas redes sociais e compartilhe esse post com seus amigos.


Até a próxima :)


Instagram: Clique aqui

Youtube: Clique aqui

Facebook: Clique aqui

Telegram: Clique aqui


Saiba Mais


Receita de biscoitos de gengibre para cães: Clique aqui

Curso online Biscoitos Naturais para Cachorros: Clique aqui

Receitas de bolos de Aniversário para Cães: Clique aqui

Curso de Alimentação Natural para Cães: Clique aqui





152 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Inscreva-se

Obrigado! Ficamos felizes em ter você conosco :)

E esteja sempre atualizado

bottom of page