3 COISAS QUE VOCÊ NÃO DEVE FAZER SE VOCÊ ACABOU DE CONHECER UM CÃO
top of page

3 COISAS QUE VOCÊ NÃO DEVE FAZER SE VOCÊ ACABOU DE CONHECER UM CÃO

Atualizado: 13 de fev. de 2020

Olá, AUmores da vida!


Hoje nós voltamos com um assunto muito importante e que muita gente não sabe. Na verdade ficamos impressionados como as pessoas se comportam de forma inadequada quando encontram com um cachorro pela primeira vez e acabam virando alvo de alguma reação do cão.


Para entender melhor, nada melhor do que o próprio Bruce para explicar, não é mesmo? 😂 Então assista ao vídeo abaixo:



Acredite, existem algumas coisas que você não deve fazer na presença de um cão que você não convive. Muito menos se você acabou de conhecê-lo. O pior é que isso acontece muito! O Bruce já cansou de passar por situações assim na rua, mas nunca reagiu, porém dá pra ver na cara dele que ele não está gostando. E sinceramente, ficamos com receio que ele reaja.


Ou seja, é o tipo de situação que não é boa pra ninguém.


Já vi ou ouvi falar de cães que reagiram nessas situações e que foram mal interpretados. Diferente de nós, eles não pensam antes de agir. Acham que trata-se de um comportamento normal.


Não podemos culpar os cães quando nós tomamos atitudes erradas. Devemos respeitar os animais, e isso inclui entender o seu #comportamento mediante cada situação.


Veja abaixo 3 coisas que você não deve fazer com um cão que você não convive, principalmente se acabou de conhecê-lo.


1) Não encare o cão nos olhos


Na matilha os cães não costumam olhar os outros cães nos olhos. Quando isso acontece geralmente é um sinal de competição, briga ou perigo.


Isso pode acontecer quando os cães estão competindo por comida, por uma fêmea ou simplesmente para mostrar o seu papel na matilha como líder (alfa). Uma briga tende a não acontecer quando um cão desvia o olhar. Isso significa que ele cedeu ao outro cão e reconheceu que o outro é mais forte ou é o líder. Mas se os dois continuarem se olhando fixamente significa que eles estão dispostos à brigar pelo o que querem.


Já com os humanos, os cães aprendem e adquirem o hábito de olhar nos olhos pois entendem que esse é um momento de carinho. Muitas vezes isso acontece porque o cão sente que o dono fica feliz com esse comportamento ou porque o dono reforça essa atitude com petiscos e carinhos.


Quando o humano briga com o seu cão, ele tende a desviar os olhos, como acontece com os cães na matilha, ou ele adapta o comportamento: continuam olhando nos olhos do humano mas piscando. Desta forma demonstram que não querem briga, mas que reconhecem que seu líder tem razão e que querem carinho e amor.


Agora imagina se você é uma pessoa completamente desconhecida de um cão e começa à encará-lo nos olhos. Você pode achar que está fazendo uma conexão, mas o cão pode interpretar isso como uma ameaça.


Inclusive o cão pode até achar que pode ou precisa competir com você, principalmente se tiver comida perto ou se eu achar que seu humano está em perigo por qualquer motivo.


2) Não pegue o cão no colo


Ainda que o cão pareça ser o cão mais fofinho e dócil do mundo, não faça isso.


Vamos fazer uma comparação rápida entre humanos e cães para que entendamos melhor. Quando conhecemos alguém, podemos achar essa pessoa bonita, simpática, agradável, e podemos até nos apaixonar por ela, mas não saímos abraçando, pegando nela, e muito menos pegamos ela no colo.


Os cães ficam muito desconfortáveis quando estão no colo, não é o natural deles. Eles aprendem à gostar com a convivência com os humanos e fazem isso para nos agradar pois sabem que gostamos, e isso os deixa felizes também. Há cães que se acostumam tanto que aceitam o colo de qualquer humano, até dos desconhecidos. Mas há cães que não suportam ser pegos no colo. Se você está tendo o seu primeiro contato com um cão, não tem como você saber.


Importante: o fato de você perguntar ao dono se o cão morde e ele responder que não, não significa que ele nunca irá reagir. Apenas indica que ele nunca o fez, o que diminui a probabilidade que aconteça. Porém todos os cães possuem sua própria personalidade e tudo pode mudar em uma fração de segundos dependendo de como o cão interpreta uma situação.

Agora vamos pensar na seguinte situação: se algum humano te agarra de forma que você não consegue se soltar, a sua reação é tentar usar as mãos e pernas para se desvencilhar, podendo agredir a pessoa com um soco ou outro tipo de golpe para se soltar. Alguns poderão dizer que essa atitude se justifica visto que a outra pessoa estava te segurando contra a sua vontade.


E como o cachorro reage? Mordendo! Mas não é porque ele é mau e escolheu usar a boca, ele simplesmente só tem a boca pra usar. Ele usa a boca pra comer, pra pegar coisas, pra brincar, pra tudo! Então você não pode esperar que ele use as patas pra se soltar. É como pedir pra um humano usar o cotovelo! Pode dar certo mas não é o seu instinto inicial.


3) Não aproxime ou esfregue o seu rosto próximo ou no rosto do cão


Pessoal, essa é a dica mais importante de todas, e infelizmente a que mais acontece com o Bruce, principalmente com #crianças.


Fazendo novamente uma comparação com os humanos, quando você conhece alguém você não esfrega o seu rosto no da pessoa que acabou de conhecer. Você só faz isso se tiver muita, mas MUITA, intimidade com a pessoa.


Na verdade eu não conheço ninguém que faça isso com ninguém (se você conhecer me fala nos comentários 😅), mas eu acredito que esse tipo de intimidade só deve acontecer em um caso de relacionamento amoroso, se acontecer né.


Agora, podemos comparar essa atitude com aquela nossa tia mala e grudenta que sempre que nos via apertava as nossas bochechas. Essas existem! E ninguém gosta delas rsrs


O que eu quero dizer é que os cães se sentem tão desconfortáveis quanto nós com atitudes #semnoção. E o perigo desse tipo de atitude está principalmente no estrago que uma reação pode causar. As partes mais atingidas serão o rosto, o pescoço e outras áreas mais sensíveis por conta da proximidade com a boca do animal. Imagina se for uma criança 😱


Precisamos educá-los e orientá-las sempre quanto ao #comportamentocanino e a relação entre humanos e #cachorros. É nossa responsabilidade prezar pelo bem estar das crianças e dos animais.


Não deixe uma criança fazer isso com o seu cão. Oriente-a a ter as melhores atitudes perto do animal para evitar acidentes e situações indesejadas.



Sabe qual o melhor jeito de ser amigo de um cão? Entendendo ele. Fala e brinca com ele, faz um carinho aos poucos, começa a fazer parte da vida dele e conforme vocês forem se conhecendo vocês vão criando laços de amizade. Não precisa forçar nada.


Devemos lembrar também que, assim como com os humanos, os cachorros também possuem aqueles humanos e até mesmo outros cães que eles vão se dar melhor do que com outros. Isso é normal. Não devemos forçar um relacionamento com um cão, assim como não forçamos com um humano.


Se você quiser saber mais sobre comportamento canino e adestramento, vale a pena conferir o Curso Adestramento Descomplicado: clique aqui


Para mais dicas, truques, opiniões e receitas continue acompanhando o nosso blog e as nossa redes sociais.


Instagram: clique aqui

Youtube: clique aqui

Facebook: clique aqui

Telegram: clique aqui


Quer um animal melhor emocionalmente, com menos medo, estresse e com mais saúde física? Faça o curso de Reiki em animais: clique aqui

Espero que tenham gostado das dicas e deixem seus comentários sobre o assunto. Quero saber se vocês já passaram por uma dessas situações, se seu cão já reagiu e como foi essa experiência pra você e o seu animal. Se isso nunca aconteceu, vocês já tinham parado pra pensar nisso? Espero que esse artigo funcione como um divisor de águas no relacionamento consciente entre humanos e seus peludos.


Obrigado e até mais!

72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Inscreva-se

Obrigado! Ficamos felizes em ter você conosco :)

E esteja sempre atualizado

bottom of page